A Escola Vale Verde iniciou como um anexo da Escola Emília de Oliveira.

Através da mobilização da Comunidade Escolar, foi transferida para a área onde está situada atualmente e inaugurada em 1° de agosto de 1988, com o nome de Escola Estadual de Ensino Fundamental Localizada no Loteamento Vale Verde.

Em abril de 2000, iniciou o Ensino Médio e a escola passou a denominar-se Escola Estadual de Ensino Médio Vale Verde.

O corpo discente é formado por aproximadamente 1.050 alunos, o docente por 44 professores e 10 funcionários. A escola atende nos turnos Manhã, Tarde e Noite, oferecendo pela manhã o Ensino Fundamental I e o Ensino Médio, à tarde o Ensino Fundamental I e II e, à noite, o Ensino Médio.

Todas as 12 salas de aula contam com lousa digital. Há Laboratórios de Ciências e Informática, Biblioteca com atendimento nos três turnos de funcionamento da escola, aulas de Robótica para alunos do Ensino Fundamental II e Médio, aulas de dança para o Ensino Fundamental II e a área de Preservação Ambiental, com açude e plantação de legumes e árvores frutíferas. Cinco salas de aula contam com ar condicionado. Todas as salas de aula contam com sistema de som integrado. A Quadra Poliesportiva coberta foi concluída neste ano. Há Praça Infantil e um Mini Galpão Crioulo.

A escola trabalha de forma intensa os Valores, conta com CPM e Conselho Escolar atuantes. Faz Conselho de Classe Participativo. Tem parceria com a Brigada Militar através da Patrulha Escolar, assim como também, com o Conselho Tutelar. A participação da Comunidade Escolar é constante, culminando nos sábados letivos quando são concluídos os Projetos desenvolvidos ao longo do trimestre.

O lema da escola, que foi sugerido pela comunidade, é: "Escola Vale Verde: Formando pessoas, construindo sonhos."